3 coisas que fazemos que não funcionam contra o coronavírus

Uso de máscaras, distanciamento social, aferimento de temperatura em locais públicos, entenda o que fazemos e funciona no combate à Covid-19.

0 184

Algumas medidas devem ser adotadas para evitar o contágio do novo coronavírus. Entre elas, estão higienizar bem as mãos, usar máscara e manter o distanciamento social.  Todas, listadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), têm auxiliado no combate à pandemia, em conjunto com a vacina.

Porém, nem só essas ações protetivas têm sido adotadas. Na reabertura dos países e do comércio, passaram a fazer parte da rotina o aferimento de temperatura em locais públicos, além da instalação de desinfecção com esteiras e até em cabines. Nas residências, a limpeza abrange sapatos, sacolas de compras e demais itens trazidos da rua.

Em março de 2020, descobrimos que o coronavírus poderia sobreviver em superfícies por até três dias. Depois, a agência de controle dos EUA, Center for Disease Control (CDC), disse que a Covid-19 não se difundia facilmente pelas superfícies.

Recomendações

Segundo especialistas, a chance do vírus ficar preso no saco é reduzida e eliminá-lo não é simples, pois sairia em fragmentos. E para se infectar, caso o vírus estivesse no produto, o saco deveria “explodir”. Portanto, o recomendado é higienizar as mãos após o manuseio do produto, pois facilmente elas podem tocar o nariz ou boca.

Igual condição é válida para botões de elevadores, onde alguns indivíduos utilizam chaves, cotovelo, clipes e o que dispuserem em mãos. Da mesma forma, a indicação é lavar as mãos após ter contato com superfícies.

Outra ação popular é aferir a temperatura. De acordo com o CDC, o vírus produz febre em apenas cerca de 10% das pessoas. São raras as situações em que há e, caso exista, estará aliada ao mal estar, reduzindo a probabilidade dos indivíduos saírem para a rua.

Afinal, o que funciona?

As barreiras de acrílico ou plástico, criadas em espaços de grande circulação (supermercados, bancos e restaurantes) para distanciar as pessoas, realmente funcionam.

A CDC afirma que a medida é efetiva, assim como qualquer uma que seja utilizada para restringir a passagem de gotículas da respiração de uma pessoa para outra. Inclusive, por isso, as máscaras adequadamente utilizadas e bem ajustadas funcionam.

De modo geral, as ações essenciais para evitar a disseminação da Covid-19 são fugir de aglomerações; usas máscaras; promover o distanciamento social; higienizar as mãos com frequência; e dar preferência para atividades ao ar livre, no lugar de espaços fechados.

Leia ainda: Após contrair covid-19, mulher aparece viva 10 dias depois do próprio enterro

você pode gostar também
Deixe um comentário