Você sabia? Dar sete mil passos por dia reduz o risco de morte em 70%, diz estudo

Estudo realizado pela Universidade de Massachusetts conclui que esse é o número ideal para que caminhadas tenham efeito na diminuição da mortalidade entre os adultos.

0 52

Já pensou que o número de passos que você dá pode reduzir o risco de uma morte prematura? Estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que andam mais de 7 mil passos todos os dias têm de 50% a 70% menos risco de mortalidade.

Leia ainda: Casos de vírus mortal na Índia fazem cientistas temer nova pandemia

Dar o número de passos condiz com um percurso de 4km a 5km, a depender da altura da pessoa. Mesmo parecendo muito, é importante lembrar que passos dados dentro de casa e em pequenos deslocamentos também são contabilizados.

Segundo a pesquisa, esse é considerado o número ideal para que caminhadas tenham efeito na diminuição da mortalidade por todas as causas em adultos.

Entenda como foi realizada a pesquisa

Para chegar ao resultado, os cientistas acompanharam um grupo de 2.110 adultos, com idades entre 38 e 50 anos, sendo 57,1% de mulheres e 42,1% de negros, por cerca de 10 anos.

Os voluntários foram divididos em três grupos: os que davam menos de 7 mil passos por dia, os que andavam de 7 mil a 9.999 passos e aqueles que davam mais de 10 mil passos. A ideia era observar a associação do ritmo diário com a mortalidade prematura, quando o óbito acontece antes dos 65 anos.

Um dos aspectos importantes é ressaltar que não houve, no estudo, associação da intensidade do passo com a mortalidade, ou seja, o benefício vem com caminhada em qualquer ritmo.

Saiba os benefícios de caminhar para a saúde cardiovascular

Especialistas na área vascular avaliam além de uma mudança de hábitos, a caminhada traz importantes resultados, tais como:

  • Reduz a inflamação dos vasos
  • Diminui a pressão arterial
  • Controla o índice glicêmico

Segundo os médicos, por isso  é importante caminhar sempre, todos os dias. Sendo considerada uma das principais e completas atividades físicas para a saúde, em geral.

Deixe um comentário