Entenda como Covid-19 pode ser derrotada por vírus de resfriado comum

Ação do rinovírus é de curta duração, mas pode ajudar no combate da propagação da doença.

0 138

Os pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriram que o rinovírus, frequentemente associado a resfriados comuns, consegue eliminar das células humanas o vírus causador da Covid-19.

De acordo com o estudo, publicado no Journal of Infectious Diseases, a ação do rinovírus é de curta duração. Porém, acredita-se que ela seja suficiente para auxiliar no controle da disseminação do novo coronavírus. Ao longo dos testes, a equipe de cientistas simulou o revestimento das vias aéreas humanas e infectou com os patógenos, mas o rinovírus venceu a disputa.

Um dos cientistas vinculados ao estudo, Pablo Murcia, disse que o Sars-CoV-2 é inibido pela existência do rinovírus no organismo. Em menos de 24 horas, o rinovírus elimina a presença do coronavírus no sistema.

Embora haja o embate entre os vírus, o Sars-CoV-2 fica livre para tentar infectar o corpo do mesmo indivíduo horas após ser eliminado pelo rinovírus. Isso acontece porque o rinovírus não dispõe da característica de “selar” o corpo da pessoa, permitindo que o caminho fique aberto para novos reagentes invadirem o organismo.

Leia também: Nove situações que não eram assustadoras antes da pandemia, mas agora são

você pode gostar também
Deixe um comentário