10 curiosidades sobre a Revolução Industrial

4 426

A Revolução Industrial foi um dos períodos mais cruciais para o estilo de vida que temos hoje. Foi uma época em que muitas pessoas não tem tanto conhecimento, especialmente a respeito da sua importância histórica.

Um dos grandes acontecimentos históricos dos últimos séculos foi a Revolução Industrial. Se você já estudou na escola a respeito dela, parece um momento como qualquer outro, mas muitas das comodidades que temos hoje, só temos graças as comunidades que se baseavam principalmente na agricultura, onde as produziam apenas o que suas famílias consumiam e que foram para o desenvolvimento das indústrias.

Mas a Revolução Industrial foi muito mais do que isso: entenda melhor!

  1. Tudo começou na Grã-Bretanha

Tudo começou na Grã-Bretanha
Tudo começou na Grã-Bretanha

Nós todos sabemos que as indústrias eram estabelecidas principalmente na Grã-Bretanha, e há uma série de razões.

Em primeiro lugar, naquelas época ela era uma das nações mais ricas pois tinha um vasto império colonial e sua riqueza veio precisamente das colônias.

Então era um país politicamente muito estável, ao contrário de outros, da Europa. Se não fosse a estabilidade política, provavelmente a revolução poderia ter começado em qualquer outro lugar.

  1. Nem todos concordaram

Nem todos concordaram
Nem todos concordaram

Em tempos de mudança, nem todos concordam com o que está acontecendo. Vemos hoje, quando sai uma nova lei, um novo serviço, uma nova tendência.

Há manifestações das pessoas que se opõem a novidades com frequência, e não deixou de acontecer até na revolução industrial.

Nos primeiros anos, cerca de 800 pessoas, eram de um movimento contra a revolução, talvez porque perderam seus empregos na industria, então entravam nas fábricas e destruíram as maquinas para mostrar que se opunham a este fenômeno.

  1. Os motores a vapor

Motor movido a vapor
Motor movido a vapor

Claro, máquinas industriais também precisam ser alimentadas, a fim de trabalharem, e isso não poderia ser na base da força do homem.

Assim, começou a surgir o problema de energia, e nos primeiros anos, encontrou-se uma solução prática e ecológica que foi vapor.

Veículos e locomotivas a vapor foram usados precisamente a pressão da água para funcionar, e este meio teve sua validade, pelo menos até que não fora descoberta uma fonte mais barata na época.

  1. Os combustíveis fósseis

Extração de petróleo
Extração de petróleo

Fontes mais baratas foram encontradas, e são combustíveis fósseis, mudaram do carvão para o petróleo, e nós o usamos até hoje em dia. Estes elementos estavam presentes em abundância, e foram utilizados sem preocupações, tanto quanto a respeito da poluição, quanto à quantidade de recursos.

Em seguida, a exploração sem controle dos depósitos trazidos lentamente foram abaixando, e a crise energética era cada vez mais alta assim como custo de matérias-primas.

  1. As roupas

Campo de algodão
Campo de algodão

A revolução industrial também interferiu, entre outras coisas, para uma mudança no estilo de vestir das pessoas.

Isso foi principalmente pelo fato que foram criadas maquinaria agrícola capazes de coletar rapidamente algodão. Com a redução dos custos do trabalho, conseguiram superar ate mesmo o maior produtor da época, que era a Índia.

  1. A revolução agrícola era uma necessidade

Foi necessário para melhoria das tecnologias agrícolas
Foi necessário para melhoria das tecnologias agrícolas

Se pensarmos que a inovação agrícola foi o primeiro passo para a revolução dos outros setores, estamos errados, porque não foi bem assim.

A revolução agrícola, de fato, não era uma consequência da melhoria no estilo de vida devido à indústria. A melhora nas condições de vida leva a um maior número de nascimentos, e isso leva, consequentemente, a um aumento da demanda por alimentos.

E o estado também teve de investir na produção de máquinas que poderiam aumentar a produtividade agrícola.

  1. O aumento do colonialismo

Colonisação
Colonização

A era de ouro do colonialismo começou precisamente com a Revolução Industrial, seu auge chegou com a Primeira Guerra Mundial.

Na verdade, se antes as colônias eram uma maneira de conseguir alimento, agora era importante para a procura de matérias-primas como combustíveis e metais fósseis, e é por isso que começou a conquista por terra que antes eram considerados pouco atraentes, talvez porque eram áreas desérticas.

A corrida para conquistar, em seguida, levou à eclosão de uma das maiores guerras da história.

  1. As invenções que apoiaram a revolução

Alessandro Volta - inventor da pilha
Alessandro Volta – inventor da pilha

Não foi apenas uma questão de organização que levou à revolução industrial, mas também uma série de inovações tecnológicas que aderiram nesta época de grandes mudanças.

Entre elas, a pilha, inventada por Alessandro Volta em 1900, a descoberta do átomo realizado por John Dalton em 1803, a invenção por Henry Talbot da fotografia, em 1835, e a invenção da arma de Richard Gatling em 1862.

  1. A primeira exposição tecnológica

Exposição de tecnologia foi fundamental para espalhar o conhecimento
Exposição de tecnologia foi fundamental para espalhar o conhecimento

A primeira vez que foi feita uma exposição de tecnologia foi em 1851, na revolução industrial. Esta exposição foi criada precisamente da Inglaterra (que foi realizada em Londres) para mostrar o poder de suas máquinas e o que poderíamos fazer com eles nos anos seguintes.

Muitas das tecnologias foram adquiridos pelos Estados Unidos que, em 1900, já era o país mais industrializado.

  1. A revolução industrial ainda não acabou

Novas industrias estão sempre aparecendo com novas tecnologias.
Novas industrias estão sempre aparecendo com novas tecnologias.

Quando na escola falando sobre a Revolução Industrial pensamos que ocorreu na Inglaterra em 1800, mas na realidade é um fenômeno ainda em pleno andamento.

Alguns países, como a Inglaterra ou a Itália, já passaram nesta fase, mas países como a China, a Índia ou o Brasil estão experimentando nestes anos, um “sopro” real da revolução e implementação de novas tecnologias, e até hoje, não foi concluída e é esperado que isso afete mais cedo ou mais tarde todo o mundo.

você pode gostar também