10 imagens incríveis que mostram a grandeza do universo!

0 129

Uma incrível série de imagens que vai fazer você realmente entender a grandeza do universo. E como nós, somos pequenos …

Quando falamos sobre o sistema solar, geralmente falam sobre o Sol e os planetas que o compõem, as suas características e peculiaridades, mas às vezes não nos damos conta sobre as distâncias. Nesta lista nós combinamos 10 imagens interessantes que nos mostram as proporções espaciais por um ponto de vista muito particular: ver para crer!

  1. A distância entre a Terra e a Lua

A distância entre a terra e a lua.
A distância entre a terra e a lua.

Partimos do satélite que, a cada noite, quando saímos, nós vemos que brilha no céu, a Lua. Vista do nosso planeta parece perto o suficiente, e também parece bem compreensível que os astronautas tenham a alcançado. Na verdade, basta olhar para a Terra e a Lua a partir da perspectiva mostrada na imagem para entender que não é assim tão perto, na verdade, agora você pode ver, que a distancia entre uma e outra, equivale a muitas vezes o diâmetro da terra, entre elas no espaço.

  1. Qual é o tamanho de Júpiter

Tamanho de Júpiter comparado com a América do Norte
Tamanho de Júpiter comparado com a América do Norte

Indo um pouco mais longe, vamos avaliar o tamanho de Júpiter. Sabemos que ele é maior do que a terra, mas que muitas vezes não lembramos que ele é maior dos planetas. Nesta imagem é mostrada em tamanho real, Júpiter e o continente da a América do Norte.

Quando vemos uma foto da Terra vista do espaço, é sempre fácil identificar esse continente, pois ele é bem grande em comparação com o tamanho do nosso planeta, enquanto em Júpiter, a América do Norte seria pouco mais do que um ponto na superfície.

  1. Se pudéssemos ver os anéis de Saturno

Visão que teríamos se a terra tivesse anéis como Saturno.
Visão que teríamos se a terra tivesse anéis como Saturno.

Nós todos sabemos que um outro planeta do sistema solar, Saturno, é caracterizado por um grupo de anéis locais. Mas você já se perguntou alguma vez, como um habitante de Saturno iria vê-los? Provavelmente não, mas alguém imaginou como seria vê-los a partir da Terra, e fez uma simulação em computador, o resultado é o mostrado na foto a cima. Ele ainda mostrou, como seria a vista, de diversos locais diferentes da terra, muito interessante.

  1. Qual o tamanho dos anéis de Saturno

Seus anéis são bem maiores que algumas Terras
Seus anéis são bem maiores que algumas Terras

Nós olhamos na ultima foto, como nós veríamos do nosso planeta, os anéis de Saturno, mas nós ainda não percebemos como eles são grandes! Nesta foto, vemos a Terra em seu tamanho real em comparação com o tamanho dos anéis,

Agora podemos ver como em comprimento seria o equivalente a cinco Terras lado a lado! Incrível… considerando que eles são feitos de poeira!

  1. Um cometa em Los Angeles

Cometa na cidade de Los Angeles
Cometa na cidade de Los Angeles

Os cometas são corpos celestes no espaço muito, muito bem estudadas, e também alguns muito famosos (como exemplo o cometa que acompanhou os 3 reis magos até o estábulo onde Jesus nasceu). E, no entanto, se você for analisar bem, caso algum dia um desses caia na Terra, um dano enorme seria causado, veja o exemplo dos dinossauros. Na foto vemos um dos muitos cometas, cujas dimensões foram comparados com uma grande cidade, Los Angeles, para ser exato. Felizmente essa foto é apenas uma ilustração, claro.

  1. A Terra e o Sol

Terra x Sol
Terra x Sol

Agora chegamos à comparação entre os tamanhos, que é algo que muitas pessoas gostam de fazer… Vamos comparar o tamanho da terra e  o sol. Assim, vemos os dois corpos lado a lado, e vemos também que se a Terra, infelizmente, aproxima-se um pouco de mais do sol seria, ela seria engolida sem problemas. Para nós, daqui da Terra, o Sol parece pequeno, pela nossa perspectiva, mas, se medido em tamanho absoluto dos dois corpos celestes são … muito, muito desproporcionais, veja a foto para ver a comparação em escala real.

  1. O Sol, visto da Marte

Vista do Sol em Marte
Vista do Sol em Marte

O fato é que, tudo dependente de uma questão de perspectiva, vamos analisar a vista do sol, agora não a partir da Terra, mas olhando para ele de um planeta relativamente próximo a nós, como Marte. Pois nós ja podemos ver, a foto a cima não é uma montagem, é uma foto tirada por uma sonda, enviada por nós a Marte a alguns anos, veja que o Sol parece com, talvez, a Lua, mas ainda menor. No entanto, vimos há pouco como ele é em comparação com o nosso planeta … e Marte é menor do que nós!

  1. O sol e outra estrela

O Sol comparado a outra estrela
O Sol comparado a outra estrela

Mas se você pensa que o Sol é enorme, saiba que há muitas outras estrelas maiores do que ele, como mostrado nesta imagem. O sol, na verdade, é uma das estrelas mais pequenas do universo que conseguimos observar, veja esta foto, ela é a comparação entre o sol e Canis Majoris.

Comparar as duas, não é muito diferente do que comparar a Terra e o sol. Se a Terra tivesse orbitasse uma estrela como a Canis Majoris, ela provavelmente seria completamente queimada. E seria impossível a vida no planeta.

  1. O tamanho dos buracos negros

Buraco negro comparado com a órbita da terra
Buraco negro comparado com a órbita da terra

Na escola, é dito que os buracos negros, são pequenos pontos que, entretanto, tem uma tremenda força de atrair tudo para ele. Bem, na verdade eles não são tão pequenos, como a foto mostra isso muito bem. Observe no meio da foto, a órbita da terra (lembrando que a órbita é o caminho que o planeta percorre, e a órbita da terra obviamente é maior do que o Sol), vemos também a órbita de Netuno, que é maior do que a nossa, e o grande círculo preto que está por trás é o buraco negro. Não é tão pequeno, e ainda possui uma densidade extrema, por isso não é difícil entender porque ele engole tudo.

  1. As estrelas que vemos à noite

Todas as estrelas que vemos a noite...
Todas as estrelas que vemos a noite…

E acabamos com uma imagem bonita da Via Láctea, a galáxia em que o nosso sistema solar pertence. Imenso, imenso, especialmente se percebermos que a parte que nós podemos ver à noite, é marcado apenas por círculo amarelo da foto… Todo o resto, os astrônomos conseguem ver com seus telescópios poderosos, mas para nós, meros mortais com simples olhos, é algo inexplorado.

Veja também outras curiosidades que descobrimos no espaço.

você pode gostar também