Extraterrestres? Astrônomos detectam misterioso sinal de rádio vindo de sistema estelar

Pesquisadores acreditam que sinal veio da Proxima Centauri, estrela mais próxima do sol.

0 143

Cientistas do Instituto SETI afirmaram ter identificado um sinal vindo da Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sol. Os profissionais acreditam que o contato pode ter vindo de uma civilização alienígena

Conforme fontes do jornal The Guardian, o sinal foi captado pelo telescópio Parkes, na Austrália, no ano passado e despertou o interesse dos pesquisadores por diversos motivos. Uma das razões é que a frequência do sinal está em torno de 980 MHz, faixa na qual não deveria haver nenhuma nave humana transmitindo. 

Sinal satélite
Pesquisadores permanecem céticos em relação ao sinal.

Além disso, os cientistas acreditam que a alteração da frequência indica que ela está vindo da superfície de um exoplaneta em órbita. Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando em um artigo sobre a descoberta.

Ainda assim, a comunidade científica permanece cética. Lewis Dartnell, astrobiólogo da Universidade de Westminster, informou ao The Guardian: “As chances de isso ser um sinal artificial da Proxima Centauri parecem impressionantes”. 

A revista Scientific American afirmou que os pesquisadores estão deixando em aberto a possibilidade de ser uma tecnossignatura alienígena. Apesar disso, o sinal parece não conter nenhuma informação.

Você também pode se interessar por: Pesquisa mostra que 8% da superfície terrestre pode afundar em menos de duas décadas; Entenda

você pode gostar também