4 curiosidades sobre a missão “Mars 2020” e o robô Perseverance

Câmeras acopladas ao robô vão permitir que os principais momentos sejam transmitidos no site oficial da missão.

0 57

A missão “Mars 2020” tem tudo para ser uma das mais importantes da humanidade. A figura central do projeto é o robô Perseverance, da Nasa, que está previsto para aterrissar no planeta vermelho no dia 18 de fevereiro de 2021. Continue lendo para saber as principais curiosidades dessa missão. 

Busca por sinais de vida

O principal intuito da missão é buscar por sinais de que Marte já teve algo próximo do que chamamos de vida. Atualmente, a superfície do planeta vermelho se resume a um deserto de gelo e clima instáveis. Apesar disso, cientistas acreditam que, há milhões de anos, o ambiente marciano era mais ameno e favorecia a criação e procriação de vida bacteriana.

Especulações do passado

Outro importante objetivo do Perseverance é mapear o contexto da geologia e do clima de Marte, para supor como era o ambiente no passado. Afinal, por mais que a Cratera Jezero esteja sendo analisada a distância há alguns anos, somente uma investigação mais minuciosa e próxima pode tornar a ideia mais assertiva.

Missão marte
Robô tem aproximadamente o tamanho de um carro.

Grande parte do material será analisado na Terra

A sonda Perseverance é a primeira que vai até Marte com equipamentos para armazenar as amostras que vão poder ser enviadas à Terra. O rover vai cortar pedaços de núcleos rochosos, guardá-los em recipientes e enviar o material para a Nasa, tornando a inspeção mais prática. Anteriormente, o robô Curiosity apenas perfurava as rochas e as avaliava buscando determinar sua composição.

Maior capacidade de transmissão

A missão “Mars 2020” vai usar mais câmeras que qualquer outra viagem interplanetária na história. Serão 19 acopladas ao rover Perseverance e outras quarto na nave. Isso vai permitir registrar todos os principais passos do robô e oferecer imagens com e sem processamento no site oficial da missão. Preparado para acompanhar o robô?

você pode gostar também