‘Up’ na vida real: É possível erguer uma casa com balões de hélio?

Todo mundo lembra da cena icônica do filme da Up, em que Carl consegue levantar sua casa apenas com balões. Será que é possível na vida real?

0 944

É possível levantar uma casa com balões? Sim, dá para levantar tudo, desde que você tenha balões em grandes quantidades. No site omnicalculator.com, que acomoda 1.704 calculadoras para as mais aleatórias finalidades, um grupo de três físicos criou uma especificamente para descobrir quantos balões de hélio erguem uma massa qualquer do chão. 

Para uma casa de alvenaria de 140 toneladas alcançar 1 km de altitude, precisaríamos de 14,4 milhões de balões. Eles ocupariam o volume da Spaceship Earth, aquela esfera gigante que decora o parque Epcot, na Flórida. Isso dá 10,5 vezes o volume do dirigível da Goodyear.  

A ideia é coisa de filme mesmo, vocês lembram do filme de animação “Up: altas aventuras” (2009), da Pixar, o personagem Carl Fredericksen usa balões de festa preenchidos com gás hélio para “erguer” sua casa. Cientificamente, sabemos que isso não é aconselhável porque os balões podem estourar sozinhos ao atingirem uma altitude elevada, onde a pressão atmosférica é menor.

Leia também: 10 curiosidades sobre filmes de sucesso que você não sabia

você pode gostar também
Deixe um comentário