Entendendo a gripe H1N1 e sintomas da influenza

0 108

A influenza gripe A, doença causada pelo vírus H1N1 modificado, ficou conhecido em 2009 por gripe suína, é um resultante de material genético de cepas (variações genéticas) da gripe suína, aviária e humana. Essa combinação resultou em um vírus que extrapola a barreira entre espécies e pode contaminar os seres humanos.

A Organização Mundial de Saúde anunciou os primeiros casos da doença no México no dia 18 de março de 2009. Em poucos dias, a gripe já havia focos no Canadá, Espanha e nos EUA. E em pouco tempo, vários outros países como o Brasil já estavam na lista de países infectados pela gripe A.

Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ou ESPII). Devido as evidencias mostrarem que o potencial da doença era de contaminar pelo menos um terço da população mundial, a OMS então criou um gabinete para monitorar de perto o H1N1, e procurar um tratamento assim como uma vacina contra tais cepas.

Como é transmitido a Gripe A H1N1

Da mesma forma que todas as gripes, entrar em contato com saliva de pessoas contaminadas com o vírus, que são expostas normalmente pelos espirros e tosses. O beijo, ou contado com outras secreções de pessoas infectadas pelo H1N1 são as contaminações mais frequentes.

Comer carne crua de um porco infectado também pode causar a contaminação.

Sintomas Influenza

O período de incubação de incubação do vírus varia entre 2 dias até duas semanas. Isso significa que os sintomas podem vir a aparecer até 2 semanas depois de você ter se infectado. Esses sintomas são:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Tosse;
  • Diarreia (em alguns casos);
  • Dificuldade respiratória;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nas articulações e músculos.

Qualquer pessoa que estiver com os sintomas citados a cima devem procurar um médico, para que seja diagnosticado se é o caso da doença. Amostras da secreção respiratória é coletada para exames, e as vezes um exame de sangue pode ser necessário.

Tratamento

O tratamento da influenza é feito administrando Relenza ou o Tamiflu, que são vendidos apenas com receita médica. Como qualquer outra gripe, deve-se tomar muito liquido para hidratação, tenha uma alimentação saudável, e muito repouso.

Para caso de evitar tanto a transmissão quanto a contração da gripe:

  • Evitar aglomerações de pessoas;
  • Cubra a boca e o nariz quando for espirrar ou tossir, se possível com um lenço descartável;
  • Lave sempre as mãos com água e sabão;
  • Evite tocar seus olhos, boca ou nariz após contato com qualquer superfície;
  • Não use remédios sem prescrição médica.
Gripe
Tampe sempre o nariz e a boca quando for espirrar ou tossir.

Considerações

Como mostrado em pesquisa, a maior parte dos casos de infecção do vírus são em pessoas jovens e adultas. Isso pode servir para mostrar a eficácia das campanhas anuais de vacinação que tem prioridade de publico idoso ou de crianças.

Familiares ou profissionais da saúde que entram em contato com pessoas contaminadas devem usar EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), como as máscaras, para evitar contaminação. Os EPI’s também são indicados para qualquer pessoa que esteja em área de pessoas contaminadas.

Lembre-se de procurar um médico caso esteja com os sintomas da doença.