Carro elétrico poderia ser carregado em até 20 min com bateria de metal de lítio

Baterias conservam mais energia e carregam em menos tempo se comparadas às de células de íons de lítio convencionais.

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Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade Harvard  acreditam ter achado um recurso para usar o potencial do lítio em estado sólido para fazer baterias que possuem mais energia e carregam em menos tempo do que as células de íons de lítio convencionais. Eles já haviam feito outras tentativas, porém, não tiveram sucesso por conta da ausência de estabilidade desse tipo de material.

O meio achado pelos pesquisadores foi o de arquitetar uma bateria com multicamadas, com vários materiais de diferentes estabilidades entre o ânodo e o cátodo. Esse sistema impossibilita a penetração dos dendritos de lítio, fazendo com que eles continuem controlados e regulares.

“Nossa estratégia de incorporar instabilidade a fim de estabilizar a bateria parece contraintuitiva, mas assim como uma bucha pode guiar e controlar um parafuso que vai para uma parede, nosso projeto multicamadas também pode guiar e controlar o crescimento dos dendritos”, afirma a professora Luhan Ye.

Com essa técnica inédita, a equipe chefiada pelo professor Xin Li pode projetar uma bateria estável que é capaz de ser carregada e descarregada mais de 10 mil vezes. Teoricamente, uma bateria de íons de lítio comum pode carregar entre 300 e 600 ciclos de carga e descarga antes de iniciar a perder sua capacidade energética.

Vale destacar que uma bateria feita de metal de lítio em estado sólido teria como ampliar a vida útil dos veículos elétricos em 10 ou 15 anos, tempo similar ao dos carros movidos a gasolina. Outra vantagem é que durante todo esse período não seria necessário trocar as baterias.

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