População mundial: saiba quantos bilhões de pessoas existem no mundo atualmente

Número exponencial de crescimento populacional das últimas décadas é justificado pelo aumento da expectativa de vida.

De acordo com os últimos dados, existem aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas no mundo. As informações foram publicadas no jornal The Lancet em 2020. Entretanto, esse número é apenas uma estimativa, visto que é impossível acompanhar a quantidade real de nascimentos e mortes que acontecem no mundo.

Para chegar nessa estatística, os especialistas calculam o número de habitantes do planeta através das estimativas das populações regionais, que são fornecidas por cada área e consolidadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Isso significa que os dados consideram as taxas de fertilidade e mortalidade, assim como a média de filhos de cada mulher. Além disso, a expectativa de vida também é avaliada para um cálculo mais assertivo.

Aumento da expectativa de vida contribui para crescimento da população.

Nas últimas décadas, o crescimento foi muito acelerado. O planeta chegou ao marco de 1 bilhão de habitantes há apenas 200 anos. A marca de 2 bilhões, por sua vez, foi alcançada 127 anos depois. As próximas marcas chegaram em 1959 (3 bilhões), 1975 (4 bilhões), 1987 (5 bilhões) e 1999 (6 bilhões).

As Nações Unidas estimam que, em 2023, teremos 8 bilhões de pessoas no mundo. Em 2037, esse número vai ser de 9 bilhões, seguidos por 10 bilhões em 2057.

Uma das razões pelas quais o crescimento foi tão exponencial é o aumento da expectativa de vida, ou seja, mais pessoas nascem, mas menos morrem. Vale destacar ainda que o número de indivíduos no mundo não é uniforme. Há algumas regiões nas quais a população aumenta mais em comparação com outras. Além disso, a imigração também contribui para variação nos dados.

A última projeção das Nações Unidas é que 11 bilhões de seres humanos vão estar habitando o planeta em 2100. Contudo, os dados são subjetivos, já que as condições de vida no planeta podem mudar muito até lá.

Leia também: Árvores passaram a ter longevidade menor e isso é preocupante, alertam cientistas

CiênciaEstatística
Comments (0)
Add Comment