Ypupiara lopai: Dinossauro carnívoro é descrito pela 1ª vez no Brasil

Pesquisa mostra que criatura era um unenlagíneo, espécie pertencente a um grupo de dinossauros que se alimentavam de pequenos animais.

Materiais do que teria sido um dinossauro carnívoro foi encontrado por pesquisadores brasileiros em Peirópolis, no Triângulo Mineiro, entre as décadas de 1940 e 1960. Apesar disso, um estudo que o descreve foi publicado somente agora pelo jornal científico Papers in Palaeontology.

Veja também: Estudo alerta que falta de ômega 3 abrevia a vida mais do que fumar

Denominado Ypupiara lopai, a criatura foi enquadrada na espécie de dromeossaurídeos, um tipo de dinossauro carnívoro considerado o parente mais próximos das aves. Seu representante mais conhecido é o Velociraptor.

Segundo o estudo, estes seres da pré-história existiram no período Cretáceo, entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás, sobretudo onde hoje é a região dos Estados Unidos e em certos países da Ásia.

A pesquisa que proporcionou a descoberta do novo dromeossaurídeo ocorreu sob comando do Museu Nacional, que está vinculado atualmente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo teve participação ainda de especialistas do Museu da Amazônica  da Universidade Federal do ABC, em São Paulo, e do Museu de Ciências da Terra – Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

Para chegar na descoberta, foram analisados dois ossos, sendo um do maxilar com três dentes implantados e um fóssil dentário, que acabou sendo perdido no incêndio que atingiu o Museu Nacional na data de 2 de setembro de 2018.

Ossos de um exemplar de Ypupiara lopai que foram utilizados no estudo (Imagem: Brum et al. )

Partindo desses materiais, descobriu-se que a criatura era um unenlagíneo, espécie pertencente a um grupo de dinossauros que se alimentavam de peixes e pequenos animais, a exemplo anfíbios e lagartos.

Registro geológicos relacionados aos unenlagíneos mostram que esses seres viveram entre 110 milhões e 90 milhões de anos atrás onde hoje é o território da Argentina. O aparecimento desta espécie em terras brasileiras é explicado pela migração de grupos deYpupiara lopai, que cruzaram o extenso e árido deserto do Caiuá em busca de umidade.

Vale destacar que a descoberta da nova espécie contribui significativamente para o entendimento da evolução dos dromeossaurídeos na América do Sul. O fóssil encontrado, por exemplo, indica que o lopai , considerando a ponta do focinho até a ponta da cauda, atingia entre 2,5 e 3 metros de comprimento.

DesaquesDinossauroÚltimas NotíciasYpupiara lopai
Comments (0)
Add Comment