Saiba o que é o cemitério das estátuas e para que ele serve

Motivos para que essas peças e monumentos terem deixado seu lugar de origem são variados, inclusive por protestos antirracistas.

Na cidade de São Paulo, no bairro do Canindé, existe um abrigo para diversos monumentos. Chamado de “cemitério das estátuas“, o lugar aloja atualmente imagens e resquícios de diferentes obras e monumentos retirados da rua da capital paulista.

Hoje em dia, o galpão guarda 11 peças. Segundo a Secretaria de Cultura de São Paulo, o intuito é de que um dia elas sejam retornadas às ruas.

Veja também: O que é o efeito Thatcher e como ele funciona no nosso cérebro

Lá estão duas lagostas gigantes, as patas do cavalo do Duque de Caxias, bustos de alguns escritores, uma águia, duas lagostas e o corpo de um escoteiro inteiro. Os motivos para que esses monumentos terem deixado seu lugar de origem são variados.

Entre eles protestos antirracistas, que buscam acabar com homenagens à pessoas vinculadas ao movimento escravocrata. A retirada de monumentos também é comum para dar espaço à obras públicas ou então por motivo de terem sido danificadas ou recuperadas após furtos.

“Eles são úteis porque nos fazem pensar se precisamos de monumentos, quais não temos, quais temos e como lidamos com essas estéticas da memória”, defende a artista plástica e professora da Universidade de São Paulo (USP) Giselle Beiguelman, que estuda desde 2014 as causas que levaram essas obras a deixarem as ruas.

Em certos casos, nem mesmo os próprios registros históricos podem explicar a razão da produção de uma estátua ou sua retirada/troca do lugar de origem. É o que explica Beiguelman em seu livro Memória da Amnésia: Políticas do Esquecimento (2019).

Com uma abordagem mais artística sobre o tema, a artista/pesquisadora pondera e diz que nem todos os monumentos devem ser devolvidos às ruas. Isso porque muitos foram criados de forma aleatória. No entanto, segundo ela, eles ainda exercem o papel de guardadores da memória, atuando na preservação da história de um determinado lugar.

Cemitério das EstátuasDestaqueÚltimas Notícias
Comments (0)
Add Comment