Um asteroide vai acertar a Terra em 2022? Entenda

Se atingisse a Terra, asteroide causaria mais dano que as bombas responsáveis por destruir Hiroshima e Nagasaki.

0 44

Segundo a Nasa, um asteroide com cerca de 13 metros de diâmetro vai passar próximo da Terra em maio de 2022. Contudo, o risco do 2009 JFI, como é chamado, atingir o planeta é de apenas 0,026%, ou seja, de uma em 3.800. Na escala de Turim, que mede os objetos próximos à Terra, a chance de uma possível colisão é igual a zero. 

Já de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), a probabilidade do asteroide sofrer um impacto com o planeta é de uma em 4.166. Em junho de 2020, a ESA afirmou que “o asteroide pequeno não havia sido observado desde a sua descoberta há 11 anos”.

Apesar da pedra espacial ser considerada perigosa pela Nasa, é altamente improvável que ela acabe atingindo o planeta. Isso porque, conforme a agência espacial americana, um asteroide menor do que 25 metros queima ao entrar na atmosfera terrestre, causando pouco ou nenhum dano. 

Mas, qual seria o dano se o asteroide caísse na Terra? Nesse caso, é válido ressaltar que a pedra espacial conseguiria causar uma explosão equivalente a 230 quilotons de dinamite. Para se ter uma ideia, seria mais forte que as bombas responsáveis por destruir as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

A Little Boy tinha um poder de destruição de 16 quilotons, enquanto a Fat Man possuía 20 quilotons.

Você também pode se interessar por: Nasa captura imagem de dois buracos negros em fusão; Confira

você pode gostar também
Deixe um comentário