Sopa de barbatana de tubarão pode extinguir a espécie

0 30

Todo mundo sabe que a China é um pais onde se comem de tudo. Lá você pode encontrar pratos feitos com cobras, cachorros, grilos, formigas, vermes, tem realmente de tudo por lá. Mas existe um prato típico, tradicional na China, mas que esta deixando muitos ambientalistas preocupados. A sopa de barbatana de tubarão. E não é pra menos, pois é uma coisa muito trágica o que alguns chineses fazem.

Essa sopa que quase não tem sabor, e ainda por cima não tem quase nenhum valor nutritivo em especial, mas que é conhecida (sem qualquer comprovação científica) por ser afrodisíaca, é vendida na China por aproximadamente $200 USD, por prato. Um preço absurdo que faz com que chineses gananciosos façam uma barbaridade com os tubarões.

Sopa de barbatana
Sopa de barbatana

O real problema é quando as barbatanas são obtidas de forma cruel, chamada de Finning. Essa forma é quando eles são pescados, e tem as suas barbatanas cortadas fora, mas como o resto do tubarão não é viável financeiramente para os pescadores, pois o resto de sua carne tem um preço muito baixo, eles os jogam de volta ao mar. Sem poder nadar, os tubarões afundam até o fundo do oceano, onde tem uma morte horrivelmente lenta. Alguns chineses ainda acreditam que os tubarões vão conseguir sobreviver pois suas barbatanas supostamente iriam crescer novamente, mas é claro que isso não acontece.

Tubarão deixado para morrer
Tubarão deixado para morrer

Milhares de tubarões são mortos dessa maneira todos os anos, de acordo com a organização internacional WildAid. Essa organização esta se empenhando a alguns anos para tentar parar com esse tipo de crime ambiental na China.

Alguns restaurantes já começaram a parar de servir esse tipo de sopa, eles perdem alguns clientes que apreciam esse prato, porem estão ganhando muitos outros que apoiam a causa. O problema é que enquanto ainda houver restaurantes servido esse prato, a caça continua.

Barbatanas apreendidas na China
Barbatanas apreendidas na China

Um dos ex-jogadores de basquete mais famosos da China, Yao Ming, participa da campanha a favor de pararem com a matança descontrolada desses animais.

Nos Estados Unidos, vários restaurantes também servem esse tipo de sopa, porem o estado da Califórnia baniu essa sopa dos restaurantes, infelizmente os outros estados dos EUA ainda tem liberado a venda da sopa.

você pode gostar também