Sinais misteriosos na Sibéria intrigam pesquisadores da NASA

Ainda que não saibam ao certo o que produz o cenário, alguns cientistas defendem que o solo influencia as ocorrências.

0 42

Cientistas da NASA notaram ondulações na superfície de uma região siberiana perto do Rio Markha, na Rússia. Os sinais foram registrados pelo satélite Landsat 8, tendo sido capturados por diversos anos.  Em todas as estações é possível visualizar o efeito, especialmente no inverno, quando a terra contrasta com a neve.

Embora não se saiba especificamente o que produz essa condição, alguns cientistas alegam que o solo seja o maior incumbido pelas ocorrências. No local, ele passa aproximadamente 90% do ano coberto por permafrost, que, por sua vez, derrete casualmente e volta, logo em seguida, ao estado original.

Ao longo do processo, pedras e solos se separam naturalmente, e fragmentos de terra atingidos pelo “vai e vem” incorporam padrões circulares ou listrados. Isso é o que apresenta uma pesquisa, publicada em janeiro de 2003, na revista Science. A problemática é que os padrões tendem a ser muito inferiores aos achados no local.

Efeito em região siberiana
Efeito em região siberiana

Outra teoria

O geólogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos, Thomas Crafford, possui outra hipótese. De acordo com ele, o aspecto é similar ao que foi localizado na geologia de bolo de camadas, causado pela neve derretida ou chuva que goteja colina abaixo, que lasca e despeja fragmentos de rochas sedimentares em pilhas.

No momento em que isso acontece, placas de sedimentos se apresentam, acrescenta Crafford. Assim, as listras mais escuras categorizam áreas mais íngremes, ao passo que as mais claras significam terrenos mais planos.

Segundo o geólogo, esse tipo de estratificação sedimentar teria mais evidência no inverno, quando a neve branca fica sobre as áreas mais planas, deixando-as mais claras.

O padrão é ocultado à medida que o terreno fica perto do rio, onde os sedimentos se unem em pilhas mais uniformes.  No entanto, até que uma equipe avalie tudo com cuidado, hipóteses e incertezas continuarão sendo fruto do imaginário.

Leia também: Galo usado em rinha ilegal na Índia mata o próprio dono com facada

você pode gostar também
Deixe um comentário