Eliminar a retenção de líquidos e o inchaço

2 35

O corpo do ser humano tem 70% de água, e em certas ocasiões ele acaba retendo mais água que o necessário, causando um certo inchaço que pode irritar muitas pessoas. Este artigo vai mostrar algumas causas, e dar dicas pra você para eliminar a retenção de líquidos de maneira fácil.

As vezes um líquido muito pobre em proteínas do sangue é extravasado, e isso causa a retenção de líquidos. Ele acaba saindo dos vasos sanguíneos e indo para o tecido subcutâneo. Isso causa o famoso inchaço.

Inchaço nos pés
Inchaço nos pés

Segue aqui, uma lista com as principais causas da retenção de líquidos e o que deve ser feito para combatê-la.

1. O Excesso de sal causa a retenção de líquidos e o inchaço

Quando nós ingerimos alimentos que estão muito salgados, estamos consumindo muito sódio, e este além de prejudicar o equilíbrio de água no nosso corpo, que causa a retenção de líquidos, ainda aumenta a pressão arterial.

1.1 Como evitar

Se você esta sofrendo de inchaço e retenção de líquidos, mas gosta de comer a comida com bastante sal, pare com esse habito. Recomendo o consumo de alimentos ricos em potássio, principalmente frutas e verduras, pois ele controla os níveis de sódio do organismo.

Beba muita água durante o dia. A água elimina as toxinas do corpo e estimula a função renal.

2. Usar anticoncepcionais com dosagem hormonal alta

Na verdade, todos os tipos de medicamento anticoncepcional provoca a retenção de liquidos e o inchaço. Mas algumas superam outras, e as pílulas que possuem alta dosagem hormonal podem provocar uma maior retenção hídrica.

2.1 Como evitar

Caso você esteja sofrendo com o inchaço e retenção de líquidos, converse com sua ginecologista sobre a mudança do seu remédio. Também existe a forma, não recomendada, de deixar de usar as pílulas.

3. TPM – Tensão Pré-Menstrual

Em todas as mulheres, acontece um aumento de produção de progesterona quando está chegando os dias da menstruação. E o inchaço vem junto com esse aumento, geralmente sentido no abdômen e nos seios. Quando a menstruação finalmente chega, essa retenção de líquidos tende a sumir rapidamente.

3.1 Como evitar

O consumo de vitamina E, e ácido gamalinoleico de maneira regular pode ajudar contra retenção de líquidos, como mostrado em alguns estudos.

Eles são encontrados em alimentos e também podem ser comprados em farmácias.

Alguns alimentos contendo a vitamina E são:

  • Castanhas;
  • Sementes;
  • Óleos vegetais.

Alguns alimentos contendo o ácido gamalinoleico são:

  • Óleo de prímula;

  • Linhaça.

4. Ficar em pé durante muito tempo

Quando você fica muito tempo em pé, os liquidos do seu corpo acabam descendo para as pernas. Pode ocorrer então inchaços nos tornozelos e nas pernas.

4.1 Como evitar

Tente sempre mudar de posição se tiver que ficar em pé por muito tempo, fazendo pequenas caminhadas. De preferencia tente se sentar por alguns minutos. Se você não puder fazer nenhuma dessas coisas, use as meias de compressão, pois elas vão ajudar na circulação do sangue.

5. Usar salto alto

Andar elegantemente o tempo todo pode custar caro para suas pernas. Usar saltos muito altos fazem com que sua panturrilha fique muito tensa, e então ela não vai bombear os líquidos corretamente, causando o inchaço das pernas.

5.1 Como evitar

Ao invés de usar saltos muito altos, procure usar saltos intermediários. E para quem não tem opção e precisa ir ao trabalho com esse tipo de salto, procure sapados que sejam mais confortáveis para ir e voltar do trabalho, troque pelo salto alto apenas enquanto for necessário.

6. Ficar sentado por muito tempo também faz mal

Quando estamos sentados, a panturrilha acaba não conseguindo bombear os líquidos corretamente para o tronco, causando grande pressão, e ai que o inchaço aparece.

6.1 Como evitar

Para evitar o inchaço nas pernas ficando sentados, é recomendado que você não fique sentado por mais de 30 minutos consecutivos. Levante-se pelo menos a cada meia hora e faça pequenas caminhadas por apenas alguns instantes, isso ajuda muito. Lembre-se que ficar com a coluna reta enquanto está sentado, e massagear os pés as vezes também ajuda.