Porquê não devemos usar calçados dentro de casa

0 44

A maioria das pessoas tem a mania de chegar em casa, e entrar com os calçados que estava usando enquanto estava fora. Se você faz isso também, com esse post você vai entender  porque é importante não andar calçado dentro de casa. Entenda: você precisa mudar esse hábito, já!

Em alguns países da Asia, principalmente o Japão, não andam calçados dentro de casa, ou então eles tem um calçado apenas para esse fim. Você na pensou, porque eles fazem isso? Não é a toa, isso é pura sabedoria e cultura milenar dos Asiáticos.

E a Universidade de Houston nos EUA, foi atrás, e através de uma pesquisa com varias pessoas, descobriram que 39% dos sapatos continham bactérias conhecidas como Clostridium difficile.

Essa bactéria C. diff, é resistente a muitos antibióticos e é uma grande ameaça a saúde da população mundial.

A Universidade de Arizona, fez outro estudo, e descobriu com sua pesquisa, nove diferentes formas de bactérias nas solas dos sapatos de pessoas que vãos as ruas.

As solas dos sapatos são geralmente mais sujas que um assento sanitário. E outra comparação, é que as baratas geralmente são mais limpinhas que a sola dos seus sapatos.

Um microbiologista e professor, dr. Charles Gerba fez experimentos para descobri o quanto isso pode ser grave.

Ele comprou sapatos apenas para o experimento, e os usou por duas semanas, para ir ao trabalho, todos os dias.

Depois dessas duas semanas ele examinou as amostras, encontrou mais de 440.000 unidades de bactérias que podem causar pneumonia, infecções respiratórias entre outros vários problemas a saúde.

A bactéria C. Diff atinge em média quatro em cada dez pessoas, mas há varias outras bactérias que precisam ser evitadas que podem atingir qualquer um.

Os banheiros públicos, contem em media de 2 milhões de bactérias por polegada quadrada em seus pisos. Pense bem, quando você entra em um banheiro desses, e depois você, usando o mesmo sapato, entra em sua casa. Você esta levando todas essas bactérias malignas para sua casa. Com essa, você provavelmente já está pensando em não andar calçado dentro de casa, que bom.

Piora tudo quando falamos de crianças. Para os bebês com menos de 2 anos, que ainda estão com o sistema imunológico em formação, é realmente o caso que tem maior chance de ter problemas com esses tipos de bactérias.

Crianças pequenas em casa, que estão sempre com as mãos no chão, muitas vezes ficam deitadas, as vezes se rastejam, e sempre levando as mãos na boca.

E além de tudo, o solado dos calçados podem ainda acumular germes, agentes patológicos, ou até mesmo produtos químicos que trazem vários outros problemas a nossa saúde.

Algumas pessoas aqui do ocidente já tem esse costume de andar descalços em casa, porem quando estão se arrumando para sair, colocam os sapatos e dão pequenas voltas dentro de casa.

O que recomendo é deixar para calçar apenas do lado de fora mesmo. Lembre-se que além de evitar a simples poeira que vai sujar a sua casa, você também vai evitar de se contaminar com impurezas, bactérias, germes e muitas outras coisas que estão na rua.

Eu já estou aderindo a esse método, e você? Lembre-se de não andar calçado dentro de casa!