Por que a Lua está se afastando da Terra?

Se outrora a Lua vivia juntinha na Terra, atualmente são mais de 402 mil km de distância separando os dois.

0 801

Todo mundo alguma vez já olhou para o céu a noite e se perguntou sobre a Lua? Como, por exemplo, se podemos tocar na Lua ou por que a Lua está se distanciando da Terra ? Pensa-se, que a Lua tenha se formado após um protoplaneta do tamanho de Marte colidir com a Terra há 4,5 bilhões de anos.

Os resíduos que sobraram desse impacto se juntaram e acabaram criando o astro iluminado. Através de simulações computadorizadas, pesquisadores encontraram que, na época da sua criação, a Lua estava muito mais perto da Terra do que atualmente apenas 22,5 mil km de distância.

Se outrora a Lua vivia juntinha na Terra, atualmente são mais de 402 mil km de distância separando os dois. Além do mais, a tendência é que o nosso único satélite natural fique se distanciando com o passar dos anos com uma taxa de 3,78 cm por ano, mais ou menos a mesma agilidade que nossas unhas crescem.

Independentemente da taxa de distanciamento parecer pequena, um estudo a longo prazo pode apresentar certos riscos maiores para o planeta. Sem a Lua por perto, a Terra seria capaz de entrar em um movimento de desaceleração suficiente para torná-la totalmente instável. O lado positivo é que esse efeito colateral necessitaria de mais alguns bilhões de anos para ocorrer.

Na Terra primitiva, quando a Lua foi recém-formada, os dias duravam cinco horas. No entanto, o planeta foi cada vez mais demorado, até que os dias baixaram para as 24 horas com as quais estamos familiarizados agora, e continuarão a desacelerar no futuro.

Lua- Olha que Interessante

Motivo do distanciamento

O maior motivo para o distanciamento da Lua acontecer é o efeito da força gravitacional que a Terra desempenha sobre ela e vice-versa. O astro iluminado é encarregado direto por gerar as marés nos oceanos do planeta. De outra forma, quando estão altas, as marés criam uma alta na superfície do planeta que é modificada em energia de rotação.

Essa projeção alimenta uma pequena quantidade de energia na Lua, empurrando-a para uma órbita mais elevada cada vez mais longe e com velocidades mais altas. Dessa forma, a velocidade de rotação da Terra diminuirá e nosso planeta inteiro poderá exibir transformações, que terão um efeito destruidor em nossas estações.

Veja também: As sete teorias da conspiração do universo da música

você pode gostar também
Deixe um comentário