Nariz eletrônico vai poder prever o futuro!

0 24

O nariz eletrônico é uma tecnologia que esta em desenvolvimento a muito tempo, e de certa forma, já é usado. Mas uma coisa muito interessante é que no futuro, ele vai poder prever eventos que podem acontecer e nos informar de certos perigos.

Dos cinco sentidos que temos, o sentido do olfato é o menos usado pelos seres humanos. Claro, todos nós temos a capacidade de perceber odores, mas só podemos fazer isso se eles forem muito intensos, ao contrário de outras espécies, tais como cães. Na verdade, um cão é capaz de perceber um odor mesmo que esta seja em concentrações muito baixas no ar (lembre-se dos cães farejadores) e tem um olfato tão bom que ele o usa para se comunicar com outros cães. Um resultado que, pela nossa biologia, nunca iremos alcançar.

Nariz eletrônico
Nariz eletrônico

Mas hoje em dia, é possível obter a tecnologia para alcançar a biologia, com o desenvolvimento de narizes eletrônicos. Na realidade, narizes eletrônicos, pois não existe apenas um, mas muitos, e muitos deles são já estão em uso. Você ja deve ter visto ou ouvido falar dos detectores de gaz, que acionam um alarme e assim você pode chamar os bombeiros para avaliar se existe um vazamento de gaz no apartamento. Esse já é um tipo de nariz eletrônico, apesar de ele poder identificar apenas um especifico tipo de molécula.

Detector de gaz
Detector de gaz

A tecnologia do nariz eletrônico está lentamente em desenvolvimento e existem muitos projetos que os pesquisadores gostariam de usá-los para diferentes fins, em alguns casos até mesmo para começar a prever o verdadeiros desastres. O problema é que a construção de um nariz eletrônico não é fácil, e não é apenas uma questão de tecnologia, pois, se nós mesmos não podemos notar determinados odores, como podemos saber que distinguir estes mesmos e depois ensinar a máquina a reconhece-los?

É por isso que em muitos projetos em curso estão tentando compreender, graças a tecnologias avançadas, quais são as moléculas produzidas por um peixe podre em vez de frescos, e as moléculas diferentes que diferenciam os tipos vinhos. Desta forma pode-se usar os narizes eletrônicos para evitar uma fraude nestas áreas, ou para determinar se um certo tipo de alimento é comestível ou não.

Poderemos prever uma erupção vulcânica?
Poderemos prever uma erupção vulcânica?

Mas, ao longo das utilizações destas aplicações, verificou-se que alguns eventos futuros pode ser previsto, devido a reações químicas que para nós é imperceptível, mas ainda sim está presente. Como por exemplo, antes de uma erupção vulcânica, devido aos gases produzidos um odor é liberado no ar. Para não falar de câncer de pulmão, em que nos primeiros estágios, o raios-X não conseguem identificá-los, mas essas massas cancerígenas produzem moléculas específicas que um nariz eletrônico seriam capazes de perceber.

Então, essa tecnologia é algo muito grande, que infelizmente anda a passos curtos, mas que quando estiver muito bem desenvolvida, pode-rá mesmo prever o futuro.

você pode gostar também