Imenso foguete da Nasa que vai levar humanos de volta à Lua é aprovado em teste

Objeto espacial foi projetado para levar astronautas de volta à Lua no programa Artemis.

0 79

O foguete Space Launch System (SLS, ou Sistema de Lançamento Espacial) passou no seu segundo teste de “fogo quente”, em uma ação efetivada no término da tarde da última quinta-feira, 18. Ele ligou quatro motores gigantes por mais de oito minutos, mas não foi a nenhum local.

Até 2024, o intuito da National Aeronautics and Space Administration (NASA) quer chegar à Lua com astronautas dentro do Projeto Artemis.

O SLS é o maior foguete construído pela NASA, com 65 metros de comprimento. E o que foi posto em teste é somente seu estágio principal. Executado no remoto Centro Espacial Stennis, no Mississippi, este foi o segundo teste “hot fire” da nave.

Já o teste pioneiro foi realizado em janeiro deste ano, mas obteve algumas falhas, tendo duração de somente um minuto. Por isso, o processo necessitou ser refeito.

Na ocasião atual, foram 499,6 segundos (pouco mais de oito minutos) de muita fumaça, com o foguete parado na base, simulando as ações de lançamento com êxito. A nuvem surgida na explosão foi tão imensa que conseguiu ser visualizada do espaço, por meio de satélites meteorológicos.

Juntos, os dois tanques de combustível armazenam mais de três milhões de litros de hidrogênio líquido super frio e oxigênio líquido. O conteúdo consegue abastecer os quatro motores RS-25.

Leia também: NASA descarta três toneladas de lixo no espaço; Isso pode afetar a Terra?

você pode gostar também
Deixe um comentário