Cupins são baratas? Essa dúvida é constante no dia a dia; Saiba mais

As evidências do parentesco entre cupins e baratas já entraram no mundo há muito tempo.

0 86

Uma dúvida que todo mundo tem é se Cupins são baratas? você alguma vez já se fez essa pergunta também, quem nunca né? Em 15 de fevereiro de 2018, quando o cupim, surgiu de sonhos intranquilos, encontrou-se em seu ninho metamorfoseado num inseto terrível.

Nesta data, três anos atrás, é como se os cupins do mundo inteiro tivessem, da noite para o dia, se transformado em baratas. Foi no momento que a Sociedade Norte-Americana de Entomologia atualizou sua lista de nomes populares de insetos e, para espanto de muita gente, os cupins foram escritos na ordem Blattaria. De lá para cá circula a notícia de que os cupins, a partir de 2018, passaram a ser oficialmente baratas.

Porém, essa determinação de que cupins são baratas não foi de um dia para o outro. E também não é algo que um especialista ou associação possa definir sozinhos. O conhecimento científico é feito gradativamente por meio de discussões em vários lugares do mundo, que duram anos.

Vale destacar que as evidências do parentesco entre cupins e baratas já entraram no mundo há muito tempo. Em 1934, o zoólogo Lemuel Roscoe Cleveland e colaboradores levantaram a hipótese: “São enormes as evidências de que as baratas do gênero Cryptocercus são os ancestrais dos cupins, ou são os parentes mais próximos desses ancestrais (que hoje são extintos)”.

Três grupos de insetos teoricamente muito diferentes ,os louva-deuses, baratas e cupins, há muito tempo são acompanhados pelos cientistas em um grupo só chamado Dictyoptera.

Nas últimas décadas, raramente houve discordância quanto a eles formarem um grupo natural, isto é, um grupo de organismos que compartilham um ancestral comum.

Até porque esses três tipos de insetos compartilham uma característica bem específica: colocam seus ovos em cápsulas de secreção chamadas ootecas. (Atualmente, vale dizer, apenas uma linhagem de cupim ainda faz isso; outras abandonaram a prática.)

Leia também: Tratamento inusitado: Chinês quase morre depois de engolir 2 enguias de 50 cm

você pode gostar também
Deixe um comentário