No Chile peixes estão morrendo e o motivo é impressionante

0 3

No Chile, as pessoas estão vendo por esses dias, muitos peixes estão morrendo nas praias. A coisa mais incrível é que as pessoas não entendem por que isso está acontecendo, porém, se for confirmado a teoria mais válida considerada, a explicação seria realmente impressionante.

Muitas vezes, ao longo dos anos, ouvimos sobre morte anormal de peixes em várias partes do mundo. No ano passado aconteceu em Itália, na lagoa Orbetello, enquanto este ano isso está acontecendo de forma muito mais substancial no Chile, um dos principais países costeiros da América do Sul. Uma situação para dizer o mínimo assustadora, o que levou a alguns especialistas a temerem tanto no que se diz respeito ao ecossistema, tanto pelos danos que indiretamente podem atingir os seres humanos.

Próximo a praia - Muitas sardinhas mortas
Próximo a praia – Muitas sardinhas mortas

Ainda não está claro por que esses peixes estão morrendo, embora ainda estejam tentando entender. Na verdade, os peixes são animais muito sensíveis e estão relacionadas com a qualidade da água em que vivem e a concentração de oxigênio no mesmo, bem como a sua temperatura, problemas que possam existir em apenas um desses parâmetros leva rapidamente à morte desses animais.

Você mesmo pode já ter tido uma experiência dessas em casa, se você alguma vez ganhou um peixinho na feira e ele morreu de repente? O problema provavelmente foi que você se esqueceu de mudar a sua água, e alterando as condições da água (por causa de sua urina) o peixe não poderia sobreviver.

Retirando os peixes mortos da água
Retirando os peixes mortos da água

Claramente, não estamos falando aqui de um aquário, mas sim do Oceano Pacífico, o maior oceano do mundo. É por isso que os especialistas estão tão preocupados, embora existam teorias que estão sendo testadas.

O problema, provavelmente foi causado devido a um organismo específico, a alga vermelha, que normalmente são limitadas a sul do Chile, enquanto este ano foram muito mais norte. Onde essas algas crescem, é dado o nome de “maré vermelha“. Essas algas são tóxicas, porque eles produzem biotoxinas de algas que, obviamente interagem com o peixe, chegando a matá-los. Das espécies afetadas, a principal foi a sardinha, muito comum naqueles mares.

"Mare vermelha" como é chamado os locais onde essa alga se desenvolve.
“Maré vermelha” como é chamado os locais onde essa alga se desenvolve.

A causa desse deslocamento das marés vermelhas, foi devido ao fenômeno chamado El Niño, um fenômeno meteorológico especial, que ocorre apenas nesta área do mundo. Na prática, com um ciclo de 5 a 7 anos, o Oceano Pacífico se aquece e em seguida esfria novamente, e embora não sabemos como prever o ano de aquecimento máximo, nós sabemos que este fenômeno tem uma natureza cíclica. O aquecimento das águas pode ter permitido o crescimento de algas em outras latitudes do que o normal (na foto abaixo, vemos o fenômeno em 1997).

Maré vermelha em 1997
Maré vermelha em 1997

Em qualquer caso, o fenómeno está em estudo. Ao contrário da crença popular, no entanto, não parece ter sido causada por intervenção humana e aquecimento global, mas por uma causa completamente natural, os cientistas estão investigando esta situação, provavelmente para entender mais sobre as catástrofes ambientais, que a própria natureza dispõe.