As arvores também dormem? Veja o que foi descoberto

0 10

Um estudo realizado na Europa escreve que, de acordo com as medições, as árvores durante a noite teriam uma postura diferente do dia. Seria algo próximo como se elas estivessem dormindo, mas, elas precisam dormir?

Nós todos sabemos que os animais precisam dormir. O sono é necessário para recuperar a energia perdida durante o dia e recuperar a força, e graças às experiências do passado, nós sabemos que por falta de sono por muito tempo, uma pessoa como você pode morrer. Mas isso é um fato para os animais, e não para as plantas que não precisam de recuperar a energia perdida durante o dia, já que elas não se movem…

Apesar disso, todos nós aprendemos na escola primária que as plantas têm comportamentos diferentes durante o dia e a noite, e como nós fomos ensinados que é perigoso dormir com plantas no quarto, ou dormir no meio de uma floresta durante a noite. Durante o dia, de fato as plantas usam a energia solar para produzir moléculas de oxigênio e nutrientes através do processo da fotossíntese, durante a noite elas consumem oxigênio, tal como animais, já que elas não tem a a energia solar disponível.

Então, resumindo, essas são as diferenças entre o dia e a noite que todo mundo sabe sobre uma planta, mas algo a mais foi descoberto.

Alguns pesquisadores finlandeses têm tentado usar câmeras de laser, para aprofundar este mistério tentando entender o quão importante são essas mudanças nas plantas. E ao estudar as árvores finlandesas, que são bem grandes (5 metros em média), eles notaram que a curvatura do eixo das árvores durante os turnos da noite, muda em cerca de 10 cm, o que é poucos em relação à altura da árvore, mas que têm o seu próprio significado: ao que parece, as árvores não podem dobrar seus limites sobre si mesmas, para ser capaz de dormir.

Curvatura do eixo das árvores durante a noite
Curvatura do eixo das árvores durante a noite

Provavelmente, esta diferença é devido ao fato de que, durante a noite também é alterada o metabolismo, o que talvez altere algumas células da planta. As folhas precisam permanecer menos tempo abertas para capturar os raios solares (já que não tem sol) para a sobrevivência da própria planta. Então, talvez, a água durante a noite é redistribuída dentro da árvore, e as células vão “desinflar”, fazendo com que este ângulo do eixo em particular mude um pouco, e dando-nos a impressão de que ela está dormindo.

Mas isso é apenas um palpite, embora plausível. A descoberta de que há um processo semelhante ao sono animal em árvores, ou pelo menos uma diferença, levou os investigadores a tentar entender mais sobre esses processos. Para estudos sem fins próprios, elas são como “painéis solares, sem nenhum custo”. E pensa-se em algum dia tentar canalizar a enorme quantidade de energia que é absorvida pelas árvores a cada dia, para transformá-los em algo que nós seres humanos possamos usar. Mas para chegar a este ponto, precisamos entender completamente como os mecanismos biológicos da planta, incluindo se ela precisa dormir, ou pelo menos de um processo similar. Um estudo que irá ter desenvolvimentos muito interessantes no futuro com toda certeza.

você pode gostar também