10 mitos sobre saúde desmascarados

0 42

Apesar das muitas descobertas científicas feitas nos últimos anos, em 2016, existem ainda muitos mitos sobre saúde que são absolutamente falsas. Nesta lista, tivemos de escolher algumas “muito enraizadas”, alguns mitos que foram passados através de muitos e muitos anos, e explicar por que eles são falsos. Só para não pôr em risco a sua própria saúde com as coisas que sabemos que não são verdadeiras, ou mesmo para você saber que simplesmente as coisas não são exatamente como dizem.

  1. As cenouras fazem bem para a vista

A cenoura faz tão bem pra vista mesmo?
A cenoura faz tão bem pra vista mesmo?

Nós ouvimos essa repetidamente desde que éramos crianças, e é talvez seja um pouco estranho saber que não é verdade, mas bem… Não é verdade. Ou melhor, não é inteiramente verdade, porque as cenouras têm betacaroteno, uma vitamina muito útil para as células da retina, mas a cenoura não tem mais do que vários outros alimentos, e ainda só ajudar a retina, não a lente ou outras estruturas oculares. Em suma, se estamos míopes ou se estamos destinados a se desenvolver esse problema, uma cenoura não vai impedir em nada esse fato.

  1. Não coma ovos porque eles contêm colesterol

Ovos fazem mal?
Ovos fazem mal?

E verdade que os ovos contêm colesterol, mas seus níveis são tão alarmantes assim? Ingerir certos alimentos (de forma moderada) não afeta tanto assim os níveis de colesterol do nosso corpo, o fato é que o organismo do ser humano produz por si só o colesterol, independente do que você come. É claro q um ovo frito no óleo contem muito mais colesterol que um ovo cozido, ou um ovo mexido em uma frigideira não aderente. Apenas pessoas que tem problemas cardíacos ou outros problemas de saúde, e que foram recomendados pelos médicos devem tomar cuidado e não comer mais que 3 ovos por semana.

  1. Assustar causa soluços nos outros

Você gosta de assustar os outros?
Você gosta de assustar os outros?

Algumas pessoas adoram passar um susto nos outros, e as vezes pode acontecer da pessoa ficar com soluços. Mas na verdade, o soluço é uma contração involuntária de um músculo, o diafragma, que acontece por conta própria depois de um tempo. Na verdade, se você causar mudanças respiração de uma pessoa, tornando-a mais profunda que o normal repentinamente, isso pode interferir com o mecanismo involuntário do diafragma. Mas cuidado, o medo também pode levar a outros problemas, tais como no coração, por isso é melhor não exagerar no susto.

  1. Remédios naturais são mais inofensivos de remédios químicos

Chá nem sempre pode fazer bem.
Chá nem sempre pode fazer bem.

Isso pode ser verdade na maioria dos casos, mas… nem sempre. Por exemplo, tem pessoas que quando estão com tosse tomam um chá de Oleandro. Tenha certeza de que a tosse vai passar, mas também tudo o mais, porque … é uma planta venenosa. Nem sempre “natural” significa bom, e nem sempre “químico” significa ruim. Algumas moléculas que podem ser tanto natural ou de síntese química, e são a mesma molécula, então cuidado em tomar qualquer chá por ai, apenas porque “é natural”.

  1. Estalar os Dedos provoca artrite

Estalar os dedos causa artrite?
Estalar os dedos causa artrite?

Finalmente descobriu-se que este rumor não é realmente verdade. A pressão dos dedos não é mais do que um ruído emitido ao fazer um monte de pressão sobre a articulação e o líquido sinovial, que o rodeia, é subitamente empurrado para outro lado do osso ; nada de perigoso e, na verdade, serve para lubrificar a articulação, ou seja, o fato de estalar os dedos em si é bom. Os estudos são quase paradoxais: o fato é que, quem nunca estala os dedos, ao que parece, seja mais provável que tenham artrite do que aqueles que o fazem.

  1. As dietas totalmente sem gordura para perder peso

Bora fazer dieta
Bora fazer dieta

Depende. Se fizermos uma dieta sem gordura, e comer apenas aipo, com certeza. Se fizermos uma dieta sem gordura, mas rica em carboidratos, você vai engordar do mesmo jeito. Na verdade, no nosso organismo as moléculas podem ser divididas para formar outras, em particular, quando o fígado está cheio de carboidratos e não pode acomodar mais, estes são “desmontados”, eles são feitos de gorduras e são enviados para o tecido adiposo.

  1. Leitura com pouca luz fere os olhos e se torna cego

Ler a luz de velas
Ler a luz de velas

Este é um mito completamente falso. Além de que, se fosse verdade, no passado quando não havia luz elétrica, todo mundo teria ficado cego. No entanto ler com uma luz suave, na verdade treina os olhos para ser capaz de ver, mesmo em condições de pouca luz. Talvez o cérebro tem que trabalhar mais para decifrar os símbolos e acaba funcionando com mais de esforço, te deixando mais cançado, mas para os olhos não há perigo algum.

  1. Comer entre as refeições é errado

Não tenha esse tipo de "lanche" com frequência.
Não tenha esse tipo de “lanche” com frequência.

Não, comer entre as refeições não é errado e, na verdade, estimula o metabolismo do corpo. Na verdade a recomendação para quantidade de alimentações durante um dia todo, é de seis refeições, e não apenas três como de costume. É claro que você tem que escolher com cuidado os lanches que você faz, comer frituras e coisas muito gordurosas todos os dias não é uma boa ideia, ao comer alimentos saudáveis ​​(como frutas secas) te ajuda a não ser pego pela fome.

  1. O frio provoca constipações

O frio... Brrr
O frio… Brrr

Embora o nome pode ser enganador, o frio tem apenas uma pequena parte da responsabilidade pelos resfriados, porque reduz o sistema imunológico. A principal causa do fato de um resfriado (cuja causa é um vírus) é durante o inverno ou épocas frias, por causa do frio, as pessoas permanecem muitas vezes em espaços fechados, onde o vírus ficar no ar do ambiente, e como as pessoas deixam as janelas fechadas, esse ar contaminado não é trocado.

  1. A regra de cinco segundos

Se caiu só por 5 segundos não tem problema
Se caiu só por 5 segundos não tem problema

Essa provavelmente é a regra mais sem noção ja dita por alguém, mas ainda existem muitos que acreditam, por isso parece apropriado ressaltar que ela é falsa. Disem que, se um alimento cai no chão e há menos de cinco segundos, não teve tempo suficiente para ser perigoso e você pode comê-lo de qualquer maneira. O perigo de alimentos que caem no chão, depende do que estava no chão, não de quanto tempo o alimento passou lá. Se o chão estava contaminado com alguma bactéria, ou qualquer coisa assim, pode ter certeza que seu alimento esta contaminado, pelo menos na parte onde ouve o contato.

você pode gostar também