10 coisas para se descobrir sobre nosso planeta

0 153

O nosso planeta foi totalmente descoberto? Muitas pessoas acham que sim ou pensam que há muito pouco que ainda não foi. O mundo inteiro é conhecido, qualquer país pode ser alcançado em poucos horas de avião, com o Street View da Google podemos ver metade do mundo em segundos. No entanto, apesar de tudo, ainda há uma série de coisas para fazer, ainda existem lugares desconhecidos, mistérios ainda não revelados. E tudo sem sair de nosso planeta aqui é o que eles são.

  1. Existem civilizações ainda a serem descobertas

Civilizações podem ainda estar desconhecidas.
Civilizações podem ainda estar desconhecidas.

Entre as muitas coisas que nós não descobrimos por completo, algo que parece impossível, são algumas tribos e grupos de pessoas desligadas da sociedade moderna. Pode parecer impossível no mundo de hoje, mas ainda não são explorados lugares, geralmente entre as florestas ou montanhas inacessíveis (Nova Guiné, e toda a floresta Amazônica por exemplo) em que vivem civilização humanas que, muitas vezes, ainda não entraram contato com a civilização moderna. Muitas vezes, alguns desses grupos são descobertos durante a derrubada de florestas ou a exploração de poços de petróleo e gás, grupos de pessoas que de outra forma nunca teria conhecimento que existiram.

  1. Não sabemos quais serão as consequências da poluição no mar

Quando os humanos vão sofrer com seus atos de poluição do
Quando os humanos vão sofrer com seus atos de poluição do mar.

A evolução das espécies marinhas em relação à poluição que temos feito, em particular, com plástico, ainda é desconhecida. Na verdade, muitas vezes vemos, em poucos anos, o total desaparecimento ou invasão total de uma determinada espécie, e embora isso possa depender de alterações climáticas ou a migrações naturais, nós ainda não entendemos realmente o impacto que isso causará, só o que sabemos é que é coisas ruins acontecem e vão acontecer mais ainda. A maioria dos cientistas tem pensamentos bem pessimistas, e tem a hipótese que em alguns anos, o mar estará completamente poluído.

  1. Existem ainda muitas cavernas para explorar

Milhares de cavernas ainda precisam ser descobertas.
Milhares de cavernas ainda precisam ser descobertas.

A crosta terrestre, que está abaixo de nós, não é apenas uma pilha de pedras grandes. Há lugares que podem ser explorados, como as cavernas. Algumas delas são bem conhecidos e estudadas, e podem ser visitada pelos turistas, mas estima-se que apenas nos EUA, 50% das cavernas ainda está para serem descobertas. Na verdade, as ferramentas tecnológicas atuais são capazes de perceber um vazio sob a rocha, mas muitas dessas cavernas, ainda ninguém sabe como chegar até elas e, acima de tudo, ninguém conhece os segredos, por isso esses lugares permaneceram no escuro por vários milênios.

  1. Não podemos medir a felicidade

Como medir a felicidade.
Como medir a felicidade.

A felicidade das pessoas é provavelmente um dos parâmetros mais interessantes que gostaríamos de poder medir, seria um dado muito importante para dados políticos, e coisas afim. Mas para saber qual é a cidade mais feliz o mundo é praticamente impossível, porque a felicidade é muito relativa, o que deixa alguém, ou um grupo de pessoas feliz, não necessariamente deixara outras pessoas de outros lugares com esse sentimento. Algumas pessoas acham que pode-se saber esses dados através de entrevistas, mas a felicidade do ser humano é algo muito mais complexo que um questionário respondido.

  1. Não entendemos como as cidades crescem tão rápido

Algumas cidades crescem muito rápido e o planejamento as vezes pode ficar bagunçado.
Algumas cidades crescem muito rápido e o planejamento as vezes pode ficar bagunçado.

Entre outras coisas, nós ainda não são capazes de compreender o que são as cidades que crescem mais rápido, simplesmente porque algumas, especialmente no Oriente, crescendo com muito alta velocidade, e a falta de registros oficiais torna difícil fazer estimativas precisas. Este não é um problema muito pequeno, porque é algo muito importante para o governo de qualquer pais, saber em qual cidade estará acontecendo um crescimento grande de capital, e assim poder ser criado estrutura para atender aquela região.

  1. Não sabemos se alguns animais estão de fato extintos

Será mesmo que estão extintos?
Será mesmo que estão extintos?

Podemos hoje, fazer uma estimativa da presença de animais em nosso planeta, e podemos saber quais espécies estão realmente em perigo. No entanto, é fácil saber se um elefante está vivo ou morto, por razões óbvias, mas o mesmo não pode ser dito de animais menores e que estão em risco de extinção: há pássaros de que há talvez sete espécimes conhecidos, que de repente desaparecem. Eles morreram ou apenas acabaram se mudando para um lugar mais apropriado e não consegue-se encontra-los mais onde geralmente ficaram? Às vezes, também, alguns animais considerados extintos por 40 anos ou mais, de repente reaparecem por ai.

  1. Espécies animais e vegetais ainda não catalogadas

Ainda há muito da fauna e flora para se descobrir.
Ainda há muito da fauna e flora para se descobrir.

Embora possamos pensar que, até agora, todas as espécies de animais, plantas e fungos já foram descobertas, isso não é realmente o caso. A cada ano, mais ou menos, são mais de 20 novas espécies de animais descobertos, sem considerar várias outras plantas e também espécies de fungos. Existem algumas estimativas, que dizem que ainda precisam ser descobertos cerca de 80% das espécies que vivem na terra. Na verdade a maioria são artrópodes, incluindo insetos ou organismos marinhos que vivem em grande parte do oceano, que ainda não foi visitado pelos seres humanos.

  1. Minerais desconhecidos

Em 2014, na Austrália foi feito a descoberta de um mineral desconhecido por um professor universitário. Dada a curiosidade, ele tentou descobrir quantos outros minerais ainda poderiam estar na crosta da Terra, potencialmente desconhecidos, e então chegou a um resultado por volta de 1500. Como a crosta terrestre, por conta de dificuldades técnicas, é realmente difícil de explorar, ainda levará muitos anos antes de serem descobertos e classificados estes minerais, e ainda não terá terminado. A análise da crosta terrestre foi feita até hoje apenas de forma superficial, diz o professor.

  1. As montanhas a serem escaladas

Monte Evereste.
Monte Evereste.

Nós todos sabemos que a montanha mais alta do mundo é o Monte Evereste, e todos nós sabemos muito bem que ele já foi escalado várias vezes por escaladores de todas as nacionalidades. Mas a chamada da montanha mais alta é muito importante para ser ignorada, no entanto, o mesmo não pode ser dito das montanhas menores. Em grande parte, elas não foram escaladas por qualquer pessoa. E mesmo aqueles que dizem tê-las escalado, não há como sabermos se isso é ou não verdade, porque muitas vezes pessoas que disseram ter subido em determinadas montanhas, muitas vezes ja morreram, ou até mesmo simplesmente não tem como provar o fato.

  1. Cidades desconhecida

Cidades desconhecida

Algumas favelas crescem de forma tão desordenada, que viram quase um mistério.
Algumas favelas crescem de forma tão desordenada, que viram quase um mistério.

Essa ultima realmente pode parecer muito estranho, mas o fato é que muitas cidades crescem de forma tão desordenada, principalmente nas regiões onde estão as favelas, que podem ser completamente desconhecidas para pessoas que moram a poucos km dali. Algumas favelas na China são completamente desordenadas, e o governo simplesmente não se importa de fazer um reconhecimento da área. Se você se perder lá dentro, não existem meios de navegação ou mapeamento para que você se localize, e você vai precisar saber falar um bom mandarim.

você pode gostar também
Deixe um comentário