Porque estranhamos o som da nossa voz em gravações?

0

Quem já teve a oportunidade de ouvir o som de sua própria voz em gravações, provavelmente não gostou, ou até mesmo ficou irritado com ela. Mas por que isso acontece?

Certamente isso vai acontecer com você, pelo menos uma vez, vai gravar uma mensagem de voz ou um vídeo com o telefone, e em seguida quando escutar a sua voz, vai se perguntar: “Por que, eu tenho esta voz?”. Se isso aconteceu com você, possivelmente você tentou cancelar o registro e destruir todas as evidências para que os outros não ouvissem aquilo, isso porque você não gostou. Sem pensar que os outros, todos os dias da sua vida, ouvem aquele som que você estranhou.

Ouvir um som

A razão pela qual ouvimos uma voz diferente dos outros, é devido ao fato que de podemos sentir uma vibração que corresponde apenas a nossa voz. No entanto, as diferenças de pressão de ar causado pela nossa laringe, cordas vocais, sai da nossa boca e é transmitida para as outras pessoas apenas por via aérea. Elas não podem sentir a mesma vibração da nossa voz quando ela é produzida, e por isso que a ouvimos de forma diferente.

Nós temos um canal no corpo, que é chamado de trombeta de Eustáquio, que liga a garganta até o ouvido, e serve para equilibrar a pressão do ouvido externo e interno. Este é um canal completamente vazio, fluxos de ar, e é muito mais perto do que pensamos para as cordas vocais, para que o som das cordas imediatamente chegue aos ouvidos. Mas não ao ouvido externo ou ouvido médio, mas sim sacudindo os ossos do ouvido diretamente, e isso nos permite sentir essas vibrações que o tímpano não percebe, assim como acontece com a voz dos outros que ouvimos.

Isto significa, basicamente, que a nossa voz nos vem de um tom, mais ou menos, superior ao que é ouvido pelos outros. Desta forma a nossa voz gravada, é a real (já que ela serve para comunicação com os outros , não com nós mesmos) e é diferente do que esperamos. E a razão pela qual nós não gostamos, é o mesmo mecanismo que faz com que nos detestamos quando temos a ideia de algo, mas que depois essa mesma ideia não corresponde à realidade. Um exemplo? A dieta.

Se estamos em uma dieta por dois meses e esperamos ter perdido 10 Kg, enquanto na verdade perdemos apenas dois, nós sentimos uma certa raiva. Isso ocorre porque o cérebro está esperando uma coisa e, em seguida o resultado é outro, e isso leva o mecanismo de estresse tenta resolver a situação e daí o sentimento de raiva. Claro, é um pouco de reação instintiva, porque tem também o elemento surpresa, o fato de que é inesperado.

Ja para cantores por exemplo, que tem que escutar suas vozes gravadas o tempo todo, eles acabam se acostumando e achando super ‘normal”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...