De onde vem o medo de palhaços?

0

Na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, uma equipe de pesquisadores em 2008, estudou a melhor forma de decorar uma área hospitalar para crianças, e para isso, entrevistou um grupo de 250 crianças. Eles descobriram que o sentimento mais comum a respeito dos palhaços era antipatia. Sua imagem, em vez de tranquilizar, causava preocupação, angustia e ansiedade.

 

Palhaço sorrindo

De acordo com especialistas, a maquiagem que eles usam e suas características faciais desproporcionais geram desconfiança, além disso, quebram a imagem normal de uma pessoa, e escondem a identidade de quem está por trás daquela máscara. O sorriso permanente causa mentalmente, uma dissonância cognitiva ao olha-los. Sabemos que sorrir é algo positivo, mas nós achamos que é impossível fazer isso sempre. Porém, o palhaço sempre esta sorrindo, então, nosso cérebro interpreta essa atitude como uma anomalia.

Com o sucesso dos “palhaços assassinos”, que fazem aquelas famosas pegadinhas para o youtube, algumas pessoas podem achar que esse medo surge pelo fato deles serem palhaços. Porem “o medo que eles provocam é algo instintivo, é como se tivéssemos um tigre em nossa casa”, afirma Lola Moreno, psiquiatra do hospital Gregorio Marañón de Madrid.

A reação de terror despertada em muitos indivíduos pelos palhaços, portanto, seria o mesmo que para qualquer outra pessoa que subitamente se assustasse com qualquer outra coisa que passe a sensação de perigo ou anomalia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...