Veja 10 tecnologias que você não teria, sem a NASA

0

Embora não seja uma agência brasileira, todos nós conhecemos a NASA. A agência nacional de pesquisa aeroespacial americana, de fato, é um dos órgãos do governo que tem o maior sucesso na história, incluindo a de ser capaz de colocar um homem à lua. Mas é claro que, mesmo que estejamos ou não felizes pelo fato de termos pousado na Lua, nossa vida aqui na Terra não mudou muito, certo? Bom, não exatamente. Porque a NASA criou, ou testou, uma série de tecnologias que usamos hoje de forma totalmente inesperada, portanto, a NASA mudou um pouco até mesmo a nossa “vida aqui na terra“.

Vamos citar aqui, algumas tecnologias que conhecemos hoje, graças a NASA:

  1. As comunicações de longa distância

Satélites mantém comunicações em longa distancia com a terra
Satélites mantém comunicações em longa distancia com a terra

Esta é talvez a consequência mais óbvia da presença da NASA, para lidar com o espaço entre outras coisas, também criou os satélites, e teve de colocá-los no espaço. A presença dos satélites nos permite aproveitar todas as comunicações sem fio, e é basicamente o que nos permite ver ou ouvir em tempo real, aqueles que estão literalmente em todo qualquer lugar mundo.

  1. Energia solar

Placas de captação de energia solar
Placas de captação de energia solar

Embora muitos não sabem disso, a energia solar foi inventada, através de uma pesquisa da agência espacial norte-americana. O objetivo era o de ser capaz de usá-lo em um avião sem piloto, e ele teria de voar por um tempo indefinido em uma velocidade muito alta, não tendo necessidade de combustível. Infelizmente, isto não é possível, porque a absorção de energia é muito pequena em comparação com as despesas, mas esta tecnologia está hoje em uso em muitos telhados de casas, prédios e indústrias.

  1. Lentes com resistência a riscos

Lentes resistentes a riscos
Lentes resistentes a riscos

As lentes resistentes a riscos são aqueles que podem ser encontrados em alguns modelos de óculos de sol para evitar que sejam riscadas quando transportadas de forma não segura, ou até quando levam alguns tombos. A tecnologia por trás disso foi inventada precisamente porque para as partes transparentes do plástico é muito mais econômicas que do vidro e, acima de tudo, para a agência espacial norte-americana, este plástico tem de defender os equipamentos que estão a muito tempo no espaço e que são atingidos por muitos detritos encontrados fora do nosso planeta.

  1. Colchões e travesseiros com “memória”

Colchão com memória
Colchão com memória

Se você comprou um colchão ultimamente, você provavelmente já ouviu falar sobre esses colchões que recordam a sua posição e que, em seguida, ajudá-lo a dormir melhor. Os colchões com a memória são feitos de um plástico, nomeadamente, de poliuretano, e foram inventados precisamente pela NASA para garantir que astronautas acostumados à ausência de gravidade, a ter uma noite mais suavemente aproximada com o espaço. E agora, essa tecnologia ajuda muitas pessoas a dormir.

  1. Termômetro infravermelho

Termômetro infravermelho
Termômetro infravermelho

Não, ele não foi realmente inventado para ser um termômetro, na verdade, era algo bem longe disso. Alguma vez você já se perguntou como fazer NASA saber a temperatura das estrelas individuais? Ele consegue saber usando o seu próprio com infravermelho, olhando do telescópio e realização de cálculos matemáticos precisos. Esta tecnologia, que foi apenas para fins de investigação, também foi subsequentemente exportados para outros usos, variando de medição da temperatura de um forno ou um refrigerador, sempre com o infravermelho, até chegar a ser usado para medir a temperatura do nosso corpo.

  1. A furadeira sem fio

A furadeira sem fio tão usada nos dias de hoje, desenvolvida pela NASA
A furadeira sem fio tão usada nos dias de hoje, desenvolvida pela NASA

A furadeira que é uma ferramenta tão usada todos os dias em vários locais, e quando usamos essas brocas sem fio, nós devemos essa tecnologia a NASA. Na verdade, este item foi inventado juntamente com uma das empresas fabricantes de brocas, uma das principais para a perfuração do solo lunar. Quando estava sendo planejado o primeiro pouso na lua, sem saber o que poderia ser a superfície da lua e quanto tempo eles demorariam para perfurar o solo, então eles decidiram não correr o risco de não ter energia suficiente a bordo da nave por meio de um cabo, mas na verdade inventaram as furadeiras sem fio.

  1. Sistemas de Qualidade

Sistemas de qualidade ISO
Sistemas de qualidade ISO

Para pessoas que trabalham em empresas, as palavras “Sistemas de Qualidade” é a conhecida ISO. Se houver na sua empresa, e se é que podemos falar do conceito de qualidade, nós devemos isso a NASA , que inventou e implementou esses sistemas para missões espaciais, porque para algo tão importante, tudo deveria sempre estar em seu lugar, e nada poderia ser deixado ao acaso. E, para restaurantes: o HACCP também foi inventada por ela, então agora você já sabe quem é a culpada.

  1. As luzes LED

LED
LED

Essas luzes estão em quase todo equipamento eletrônico hoje em dia,e hoje em dia no Brasil já estão ficando bem conhecidas as lâmpadas de LED, tanto para o quesito de economia de energia, quanto para a elegância de algumas luminárias . O LED (diodos emissores de luz) foi inventado pela NASA quando, ela procurava uma maneira de iluminar o espaço, e a necessidade de que essa lâmpada usasse o mínimo de energia possível era algo de extrema importância. Desta forma, é possível ter luz que poupa cerca de 80% de energia, comparado com o que estava acontecendo com o velho Tungstênio das lâmpadas incandescentes lâmpadas, e depois de usar esta tecnologia para missões espaciais, ela tem sido exportada para que pudéssemos desfrutar também em terra.

  1. A detecção de produtos químicos

Sensor de temperatura
Sensor de temperatura

Hoje quando pensamos em uma equipe de profissionais que andam sempre com detectores de químicos e fumaça, logo pensamos no corpo de bombeiros, mas agora passe a se lembrar da NASA. Como no espaço ficam pessoas confinadas, qualquer pequena quantidade de algum resíduo químico pode ser muito perigoso, então por isso foram inventados detectores, assim qualquer elemento pode ser imediatamente informado de sua presença.

  1. O equipamento de combate a incêndios

EPI de combate a incêndios
EPI de combate a incêndios

Os equipamentos que são usados ​​pelo Corpo de Bombeiros para resistir ao calor, foram inventados precisamente pela NASA. Para as pessoas que viajam em foguetes, sobretudo para o início da viagem assim como a chegada, o risco de queimaduras é algo real e é por isso que, desde os primeiros momentos de missões espaciais, foi desenvolvido essa tecnologia capaz de assegurar que os tripulantes não teriam problemas com o calor.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...